Olá pessoal, segue abaixo um texto retirado do site da Petrobrás a respeito da Gestão por Competências, vale a pena conferir!
Recursos Humanos
Investimento na capacitação de pessoal e programas de adequação e retenção de talentos são prioridades para assegurar a competitividade da Companhia.
O ambiente competitivo determinou o início de uma série de mudanças internas na Petrobras e representou, em 2000, um desafio para a área de Recursos Humanos. Esse processo culminou no novo modelo de gestão e no desenvolvimento de programas de adequação e retenção de talentos, abrindo espaço para os empregados desenvolverem seu potencial e criatividade e, conseqüentemente, beneficiarem-se dos resultados da empresa.
O Sistema Petrobras encerrou o ano de 2000 com 38.908 empregados, 2,7% menos do que em 1999.
Dando prosseguimento à estratégia de atrair talentos, a Petrobras realizou, no primeiro semestre, um processo seletivo para a formação de um cadastro de reserva de pessoal. Foi o mais abrangente processo da Companhia em número de cargos, nos últimos dez anos, e contou com quase 35 mil candidatos. A partir do cadastro, já foram contratados 160 empregados em cargos de nível superior, sendo 16 com mestrado.
Gestão de competências
A implantação do plano estratégico na Petrobras exigiu uma série de ajustes, entre eles a adequação e retenção de competências-chave, identificadas como aquelas de alto impacto no mercado e elevado grau de influência na conquista da liderança competitiva. Denominada Projeto Gestão de Competências, inicialmente a adequação foi focada em diretores, gerentes-executivos e gerentes, grupo em que a Petrobras vinha apresentando maior perda de profissionais para o mercado.
Também foi criada a função de consultor técnico, importante instrumento de gestão para reconhecer e recompensar os empregados que se destacam por sua capacidade técnica. Inicialmente foram designados 349 empregados para a função - aproximadamente 1,0% do quadro de pessoal.
Em meados do ano, foi iniciada a revisão das práticas de recursos humanos nas áreas de Gerenciamento de Desempenho, Educação Empresarial, Recrutamento e Seleção, e Recompensa, destinada a reduzir os hiatos entre o perfil atual da gerência e as competências necessárias à realização dos objetivos traçados no plano estratégico.
Ainda no campo de reconhecimento e recompensa, a Petrobras instituiu, em 2000, o bônus por desempenho, cujo objetivo é distinguir empregados com alto desempenho e que tenham contribuído de forma diferenciada para o alcance de resultados.
Desenvolvimento de pessoas
A Petrobras manteve a política de investir no desenvolvimento de pessoas, como diferencial competitivo. Para isso, o orçamento foi ampliado em 54,0%, totalizando um investimento de R$ 32,4 milhões. Destacaram-se os projetos de língua estrangeira, voltados para os executivos da Companhia, atingindo 125 participantes. Relevante ainda foi a criação do projeto de desenvolvimento de gerentes para atuação internacional, abrangendo, além da formação gerencial, aspectos culturais, legais e financeiros do país-alvo.
A participação dos empregados em projetos de intercâmbio e cursos de extensão também foi expandida. No plano interno, reforçou-se o desenvolvimento de gerentes, com investimento de R$ 6,9 milhões em programas de formação e especialização.
A Companhia continuou inovando em técnicas educacionais, incrementando durante o ano a utilização de web based trainning, com seis novos sites educacionais. No final do ano, incorporou ao seu organograma a Universidade Corporativa Petrobras, que irá desempenhar papel fundamental no processo de desenvolvimento dos empregados. A universidade será responsável pela criação de projetos de capacitação, para adequar as competências-chave identificadas no plano estratégico da Companhia.
Para garantir e aprimorar os processos de desenvolvimento de pessoal, a Petrobras iniciou a certificação de seus programas. Este ano, o Centro de Desenvolvimento de Recursos Norte-Nordeste obteve a certificação ISO 9002 para seus cursos de formação, concedida pelo Bureau Veritas Quality (BVQI).
Decisões dessa natureza confirmam o grau de maturidade e estabilidade no relacionamento entre a Companhia e os empregados, contribuindo para a manutenção de um clima favorável à produtividade.
REFERÊNCIA http://www2.petrobras.com.br/minisite/relatorio_anual/gestao/recursos.stm