sábado, 19 de junho de 2010

Recrutamento e Seleção

A gestão de pessoas vem evoluindo ao longo do tempo e com ela evoluiu-se também suas ferramentas e seus desdobramentos. Sendo assim pode-se afirmar que o recrutamento e seleção de pessoas modificaram-se bastante durante décadas. Antigamente tinha o objetivo apenas de atrair pessoas com aptidões técnicas adequadas a demanda da vaga, hoje em dia além de uma formação ou conhecimento teórico relacionado à oportunidade de emprego o pretendente deve possuir diferenciais, alinhados com objetivos da empresa, para destacar-se e ser visto pela organização como uma potencial ferramenta para o sucesso.

“Consta-se que a primeira tentativa de selecionar pessoas de maneira científica data de 207 a.C., quando os funcionários da dinastia Han, na China, criaram uma longa e detalhada descrição de cargo para funcionários públicos e, mesmo assim, poucas contratações foram satisfatórias. O processo natural de seleção só teve a sua aplicação sistematizada a partir da I Guerra Mundial, quando se viu a necessidade de selecionar um grande contingente de combatentes para as forças armadas.

Atualmente, quando se fala de recrutamento e seleção, refere-se a uma das mais ricas ferramentas de gestão de pessoas nas organizações. É através deste processo que as organizações estão percebendo a importância das pessoas que a compõem, não como meros funcionários, mas como parceiros.”

O que é recrutamento e seleção?

O Recrutamento e Seleção é uma prática, pode ser também utilizada como uma ferramenta, utilizada para captar pessoas com competências e características capazes de suprir uma necessidade ou função de uma organização. Essa prática pode ser realizada de várias maneiras, seqüenciais ou isoladas, como: dinâmicas de grupo, entrevistas psicológicas coletivas e individuais. Esse Know-how dá a empresa condições de mapear e comparar as individualidades e utilizar isso para avaliação dos candidatos.

Qual a diferença entre recrutamento e seleção?

Segundo Chiavenato (1985), recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. É um sistema de informação através do qual a organização divulga e oferece ao mercado de recursos humanos, oportunidades de emprego que pretende preencher.

Pode ser dividido em recrutamento interno e externo, sendo o primeiro a busca de talentos dentro da própria organização e é feito através de remanejamento, transferências, substituições promoções, etc. Esta é uma grande oportunidade para empresa, pois com isso reduzirá os custos, valorizará os colaboradores, consequentemente será bem vista por eles entre outras vantagens. Já o recrutamento externo é a busca de talentos fora da organização podendo ser feto em universidades, agências de emprego, centros estudantis, etc. Essa forma de recrutamento tem como vantagem a contratação de pessoas com um novo olhar sobre a organização, fazendo com que seja incorporado a ela idéias e culturas novas, gerando renovação e inovações.

Lobos (1979, p.156) define a seleção como sendo: O processo de administração de recursos humanos por meio do qual a empresa procura satisfazer suas necessidades de recursos humanos, escolhendo aqueles que melhor ocupariam determinado cargo na organização, com base em uma avaliação de suas características pessoais (conhecimentos, habilidades, etc.) e de suas motivações.

Por que realizar um processo de Rec. e Sel.?

Cada vez mais se faz necessário a construção de uma identidade e/ou uma cultura organizacional para que os objetivos, metas e formas de trabalho estejam alinhados entre si e com as estratégias da empresa para que se possa oferecer excelência nos produtos vendidos ou serviços prestados.

Sendo assim é de suma importância a escolha de bons profissionais na atuação das atividades cotidianas de uma organização. Dessa forma essa ferramenta auxilia e instrumenta processo de escolha desses potencias membros para cada segmento de uma empresa.


Veja algumas dicas,por uma especialista na área, sobre recrutamento e seleção!!!







Abaixo segue um vídeo a respeito de uma das ferramentas de recrutamento e seleção da CATHO, especialista em RH!!!


Um comentário: