quinta-feira, 17 de junho de 2010

Introdução ao Treinamento e Desenvolvimento T&D

Neste blog abordaremos diversos assuntos sobre gestão de pessoas.

Um dos temas de grande importância para as empresas da atualidade, que necessitam de colaboradores no perfil exigido, é o treinamento e desenvolvimento, tratado também como T&D. Com profissionais adequados ao padrão da organização, essas, poderão, assim, competir entre a concorrência direta ou indireta que o mercado possui.

Anteriormente, a demanda por competências das pessoas era baseada mais nas exigências do trabalho técnico e burocrático, por isso, as pessoas se concentravam mais no processo produtivo. A busca pela racionalidade e eficiência na produção de bens fez com que essa tendência permanecesse até meados da década de 80. A partir daí, a crescente competição internacional passou a exigir mudanças até então não vivida pelas organizações.
As tecnologias de produção, informação, foco na qualidade tiveram uma evolução rápida. Com isso, surge a necessidade das empresas contarem com funcionários que tivessem competências, não apenas para manejar essas tecnologias, mas também para entenderem e gerarem resultados nos negócios empresariais. A área de treinamento e desenvolvimento é uma das áreas de maior desafio da gestão de pessoas.
Treinamento significa dizer que é a preparação de pessoas para os cargos em questão.
Já a área de Desenvolvimento se aproxima mais da educação que é o preparo da pessoa para a vida, e pela vida. Segundo Barreto (1995) treinamento é uma educação profissional que visa adaptar o homem ao trabalho em determinada empresa, preparando-o adequadamente para o exercício de um cargo podendo ser aplicado a todos os níveis ou setores da empresa. Já segundo Milkovich e Boudreau (2000), desenvolvimento significa aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.

TREINAMENTO -> Voltado para o condicionamento da pessoa; para a execução de tarefas
DESENVOLVIMENTO -> Voltado ao crescimento da pessoa em nível de conhecimento, habilidade e atitude.

Treinamento e Desenvolvimento auxiliam nas estratégias das organizações, pois, lida com o alcance dos objetivos, treina os trabalhadores da organização nos requisitos necessários a fim de competir no mercado altamente concorrente, desenvolve competências, dissemina a cultura, os valores, a missão, a visão, os objetivos, as metas da organização, entre outros;
Tem como principais objetivos:
• Preparar as pessoas para a execução de tarefas
• Mudar a atitudes das pessoas em diversas finalidades.
• Desenvolver novas habilidades, conceitos;
• Transmissão de informações;
• Aumento da produtividade;
• Melhorar a comunicação;
• Diminuir o retrabalho;
• Melhorar o relacionamento interpessoal;
• Preparar as pessoas e a organização no que diz respeito à substituição e a movimentação de pessoas;
Assim, a área de Treinamento e Desenvolvimento é a responsável pelo processo de preparação de pessoas para desempenharem de maneira eficaz todas as tarefas específicas do cargo que deverá ocupar. Porém, o conhecimento deve ser compartilhado e distribuído. Quanto mais informação você compartilha maior é o seu retorno. Tanto para você, quanto para sua organização.
Então a área de e Treinamento e Desenvolvimento facilita que a empresa inteira possa produzir com maior eficiência.

REFERÊNCIAS
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/treinamento-e-desenvolvimento-de-pessoas/27076/
http://www.fadepe.com.br/restrito/conteudo_pos/8_gestao_rh_MoDULO%20-Treinamento%20e%20Desenvolvimento.pdf
HANASHIRO Darcy M. M. ; TEIXEIRA Maria L.M.; ZACCARELLI Laura M. Gestão do Fator Humano, Uma Visão Baseada em Stakeholders – Editora Saraiva, 2º edição, 2008

Um comentário: