quinta-feira, 17 de junho de 2010

Gestão por Competências

Nesse blog abordamos diversos assuntos referentes à gestão de pessoas.

Um tema que será abordado, é Gestão de Pessoas por Competências.

Gestão por Competências

Para se definir Gestão por Competência é necessário o conhecimento do que significa Gestão e o que significa Competência.

Gestão é o ato de gerir, administrar, planejar e liderar projetos/pessoas de uma equipe ou uma organização.

Competência é o conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes.


Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos."Competência" (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira - EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002.

Como dito acima Competência é o conjunto de conhecimentos, que são os saberes, habilidades, que nada mais é que o saber fazer e as atitudes que é saber ser, ou seja, tomar frente de algo.


Esclarecido os conceitos necessários podemos definir Gestão por Competência.

Gestão por Competências é modelo de gestão que se propõe a alinhar esforços para que as competências humanas possam gerar e sustentar as competências organizacionais necessárias à consecução dos objetivos estratégicos da organização (Carbone et al, 2005, p.49).

A Gestão das Competências é um referencial que busca alinhar competências individuais e competências organizacionais, sendo elas funcionais, básicas, seletivas e essenciais, às estratégias das organizações. Podemos dizer que esse tipo de gestão de pessoas tem como objetivo incorporar de maneira sistematizada as competências dos indivíduos aos critérios de avaliação e regulação para fins de gestão de pessoas.

A Gestão por Competência não é uma simples definição, ela se divide em alguns subsistemas, sendo alguns deles:
• Mapeamento e Mensuração por Competências;
• Avaliação por Competências;
• Remuneração por Competências.

O Mapeamento e Mensuração por Competências são à base da Gestão por Competências, para se mapear as competências é necessário uma descrição de cargo e através dessa descrição acontece o mapeamento das competências técnicas e comportamentais para cada atividade. Após o mapeamento acontece à mensuração de quanto o cargo precisa para cada competência para atingir os objetivos da organização. Esse subsistema tem o objetivo de identificar o perfil técnico e comportamental de cada cargo.
A Avaliação por Competência é uma maneira de medir o potencial e o aproveitamento de cada indivíduo dentro da organização, ela pode ser chamada também de Avaliação de Desempenho (que está sendo desenvolvida também dentro de nosso blog), o objetivo dessa avaliação para a Gestão por Competências é identificar as competências a serem melhoradas nos indivíduos da organização.

A Remuneração por Competência é fácil de definir, pois funciona simplesmente assim: se o individuo tem os CHA’s (conhecimentos, habilidades e atitudes) mais desenvolvidos, maior será sua remuneração, o mesmo serve para o inverso, se ele tem os CHA’s “baixo”, sua remuneração também será baixa.

Quando seria mais apropriado o uso de Gestão por Competência?
Fácil, a Gestão por Competências seria mais bem utilizada quando os contextos organizacionais são caracterizados pela ênfase no desenvolvimento e na aprendizagem do individuo, não esquecendo o alinhamento de objetivos, os objetivos do individuo com os da organização.

Citação bibliográfica:
DUTRA, Joel Souza. “Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna.” ATLAS Editora, São Paulo 2004
Harvard Business Review Book “Gestão de Pessoas, Não de Pessoas: Os Melhores Métodos de Motivação de Desempenho.” CAMPUS Editora 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário