sábado, 19 de junho de 2010

Etapas do Processo de T&D

Em concordância de diversos autores, o processo de T&D são escalados em quatro etapas. A seguir vamos analisa-las.
A primeira etapa é o LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES, esta, busca analisar o planejamento estratégico e as metas da organização e as habilidades a serem exercidas pelo treinado. O objetivo é identificar as barreiras a serem superadas quanto ao desempenho esperado.
O levantamento de necessidades é importante, principalmente quando a estrutura de um setor ou da própria organização é alterada.
É nessa etapa que se realiza, o levantamento da exigência atual e futura das funções e tarefas a serem desempenhadas, com resultados, e também é analisado o perfil de cada pessoa.
São diversas as técnicas de levantamento de necessidade, como por exemplo; entrevistas com pessoas superiores da organização, como chefes e gerentes; aplicação de questionários; avaliação de desempenho; discussões em grupos, teste de conhecimentos, entre outros.
A segunda etapa é o PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO, onde, são elaborados os planos, programas e recursos para realizar o treinamento. A primeira ação é identificar os objetivos do treinamento e os prazos finais. É necessário realizar o calculo do gasto com o programa e o calculo dos benefícios, pois, altera no orçamento empresarial. A segunda ação são os critérios de avaliação do desempenho das pessoas, caso haja um enriquecimento ou uma expansão de tarefas para quem já estava na função ou para um novo funcionário. Estando claro os objetivos de capacitação que precisão ser atendidos, deve ser definido a programação que implica na seleção e estruturação dos treinamentos. Não deve ser esquecido a definição do público-alvo, os participantes.
A terceira etapa é a EXECUÇÃO DO TREINAMENTO que se refere a colocar em prática tudo o que foi programado, porem, nem sempre o que foi programado é o que sera executada, quando isso ocorre, necessita de uma adequação. A fase de execução é a última oportunidade de alcançar os objetivos do treinamento com eficácia. Os treinamentos podem exigir a presença física ou não, sendo a distância e o responsável por executar o treinamento é o responsável pelo fracasso ou diferencial.
Em todo o programa de T&D existe um coordenador que é responsável pelo programa do inicio ao fim. Hoje em dia, empresas terceirizam a programação e até a execução do programa.
A quarta e ultima etapa é a AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE TREINAMENTO, nessa etapa há um confronto entre os resultados esperados do treinamento e o aproveitamento pelos participantes. É necessário para que obtenha uma eficiência cada vez melhor. Esta fase, acompanha todo o processo e não apenas o final dele, é uma forma de balanceamento onde os resultados alcançados e os esperados são comparados de forma que os possíveis desvios possam ser contornados (feedbacks)

REFERÊNCIAS:
HANASHIRO Darcy M. M. ; TEIXEIRA Maria L.M.; ZACCARELLI Laura M. Gestão do Fator Humano, Uma Visão Baseada em Stakeholders – Editora Saraiva, 2º edição, 2008

4 comentários:

  1. Muito bom, as etapas estão discorridas e bem resumidas. Tem todas as características de um T&D bem sucedido.

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  2. Seria legal colocar todas estas etapas em um processo e automatizá-lo em um sistema de fluxo de trabalho. No link abaixo mais informações sobre a ferramenta BPM Supravizio:
    http://www.supravizio.com/Gestao-de-Pessoas.aspx

    Wallace Oliveira
    www.venki.com.br

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  3. TODOS SÃO MUITO BONS PRINCIPALMENTE AS ETAPAS, QUE FALA DE LEVANTAMENTOS DE NECESSIDADES,PLANEJAMENTO E PROGRAMAÇÃO EXECUÇÃO DO TREINAMENTO, A AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE TREINAMENTO, TUDO MUITO BEM EXPLICADO ESTAR DE PARABÉNS,

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