sexta-feira, 18 de junho de 2010

Conceito e História da Administração de Carreiras

Dado o conceito de Carreira partiremos agora pra sua efetiva utilização e o modo como o desenvolvimento de um plano de carreira se da nas diversas organizações.

Administração de Carreiras é se não a maior, uma das maiores necessidades das empresas atuais na gestão de seus funcionários. Uma crescente preocupação das pessoas em relação as suas carreiras nos mostra como as organizações atualmente se encontram despreparadas quando se trata deste assunto.

Este conceito de Administração de Carreiras se mostra como uma ferramenta para que a organização consiga se estruturar para integrar as estratégias e práticas da empresa com a política de Recursos Humanos praticada, e também estimula os funcionários a pensarem em suas carreiras e no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Podemos perceber nas organizações uma diferenciação no conceito e na aplicação dessa Administração de carreiras, que variam de acordo com a estrutura e estratégia da empresa. Em organizações com uma hierarquia mais forte e rígida e, a carreira de seus funcionários são “levadas” de acordo com as perspectivas estratégicas e projeções de crescimento da empresa, ou seja, muitas vezes o planejamento de carreira é deixado de lado. Essas empresas possuem como características muitas vezes, ser um lugar onde o trabalho é muito repetitivo e aborrecido, fazendo com que ocorra muita desmotivação de seus funcionários.

Contudo, em empresas de estrutura mais flexível e adaptável as mudanças do mercado e do ambiente em que está inserida, a visão sobre a carreira de seus funcionários se dá de uma maneira totalmente diferente. Organizações deste tipo requerem funcionários que estejam a todo o momento se atualizando e se qualificando, fazendo com que a empresa esteja sempre em contato com ela para desenvolverem um planejamento de carreira de forma conjunta, e por isso, nessas organizações, a Administração de Carreiras é vista como um instrumento para conciliar expectativas de desenvolvimento da empresa e a expectativa de crescimento profissional e pessoal de seus trabalhadores.


Referencia Bibliográfica

DUTRA, Joel Souza. Administração de Carreira: uma proposta para repensar a gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 1996.

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