sábado, 19 de junho de 2010

Avaliação de Desempenho: Objetivos Mensuráveis

Hoje começaremos com uma dica para que se consiga criar um objetivo de alta qualidade é utilizado o SMART de Peter Drucker: 

S – Specific (específico) - Qual seria o resultado esperado?
M – Measurable (mensurável) - Um indicador mensurável

A – Achievable  (alcançável) - Será que é possível atingir a(s) meta(s)?

R – Relevant  (relevante) - O objetivo está alinhado com os objetivos da organização?

T – Time-framed (tempo definido) - Quanto tempo para que eu consiga alcançar esse objetivo?


Com a introdução do SMART, vamos focar no segundo item, Measurable (mensurável).

Segundo Armstrong e Baron (1998): A medição de resultados é um ponto importante dentro da avaliação de desempenho, pois é a base para que se possa fornecer feedbacks e também define o que está indo como esperado e ajuda a definir futuros objetivos para o sucesso da organização. Além de servir para demonstrar o que não está indo de acordo com o que foi planejado. Em geral, a medição fornece a base das respostas para as seguintes perguntas: “Vale a pena continuar fazendo o que está sendo feito agora?” e “O que foi feito até agora tiveram bons resultados?”

Nós conhecemos muitos indicadores de desempenho individuais como: receita, margem de contribuição, despesas administrativas, custos de produção, market share, qualidade dos serviços prestados pela organização, o atendimento das datas de entregue, entre outros. 

Porém nós iremos apresentar um indicador de desempenho organizacional que muitas empresas como: AT&T Canada, HSBC, USPS, Volkswagen do Brasil, Wells Fargo, Gerdau, entre muitas outras adotaram e tiveram sucesso, o Balanced Scorecard.

Encontrei um vídeo onde o Robert Kaplan, responsável pelo desenvolvimento do BSC, explicando brevemente o que é esse indicador. 





Mais empresas que se encontram Hall of Fame das empresas que adotaram o BSC e tiveram ótimos resultados.

obs: Robert Kaplan é CEO da empresa de consultoria Palladium Group. 


Referências: ARMSTRONG Michael, "Performance Management key strategies and practical guidelines", Editora Kogan Page, 2000.



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