quinta-feira, 17 de junho de 2010

Avaliação de Desempenho: Introdução

Boa tarde, hoje daremos o inicio ao conteúdo sobre o Avaliação de Desempenho. Para começar nos devemos conhecer o significado da palavra desempenho, pois existem diferentes conceitos de diferentes autores:

Bernardin (1995) diz: desempenho pode ser definido como um resultado do trabalho, pois ele providencia uma forte conexão com os objetivos estratégicos da organização, satisfação dos clientes e contribuições econômicas. Já o dicionário Houaiss: “maneira como atua ou se comporta alguém ou algo, avaliada em termos de eficiência, de rendimento.”

No mundo organizacional sempre estamos avaliando os desempenhos de diferentes áreas, utilizando diferentes indicadores: o volume de compras, desperdício na produção, fluxo de caixa, entre vários outros que podemos citar, porém destacaremos a importância da avaliação do desempenho humano, pois são as pessoas que constituem a organização e são elas que mantêm elas funcionando. A avaliação de desempenho irá diferenciar de pessoa para pessoa no sentido de que, cada uma terá seus próprios resultados esperados e também diferentes maneiras de contribuir no crescimento da organização. Também as avaliações variam de empresa para outra. Uma boa avaliação de desempenho, pode-se encontrar problemas de supervisão, a adequação da pessoa ao cargo que ela está agora, problemas com ferramentas de trabalho, assim identificando os problemas e criar meios para melhorar continuamente o desempenho do avaliado.

A avaliação apresenta a oportunidade de aperfeiçoar os resultados dos indivíduos da organização. Alguns motivos para fazer a avaliação de desempenho:

- Demonstra as metas do indivíduo, da equipe e do departamento.

- Ajuda a esclarecer os objetivos da empresa.

- É um processo contínuo e visa a evolução do indivíduo ao decorrer do tempo.

- Facilita a melhoria contínua do desempenho.

- Necessário que existe uma comunicação canal-duplo entre superiores e subordinados.

- Necessário que exista feedbacks contínuos (dependendo da avaliação).

Como acontece nos diferentes conceitos de desempenho, no caso da definição do ciclo da avaliação de desempenho é o mesmo caso, difere de pessoa para outra. Dentro dos autores lidos o ciclo de Michael Armstrong foi o que mostrou ser o mais completo e consequentemente o mais descritivo.

De acordo com Armstrong o ciclo começa com:

1 - Planejamento: etapa onde as pessoas definem os resultados/objetivos com os seus e, além disso, é necessário definir as ações para que alcance os resultados esperados/planejados. Para isso é importante focar no que deve ser feito e como deve ser feito para que consiga os resultados desejados. Nessa etapa é necessário que os superiores dos indivíduos dêem suporte para identificar os pontos destacados na frase anterior.

2 - Plano de desenvolvimento pessoal: define especificamente o que o indivíduo pretende fazer para expandir suas habilidades e conhecimentos para melhor o desempenho.

3 - Administrar e acompanhar a performance: é o processo continuo de feedbacks sobre a performance do indivíduo, se necessário atualizar os objetivos e resolvendo problemas que estão impedindo o bom desempenho.

4 - Performance Review: é a avaliação que cobre todas as conquistas, o progresso e os problemas dos objetivos.


Para o processo de avaliação seja um sucesso, existem alguns critérios importantes que devem ser considerados:

- Comportamento ético.

- Não atingir a auto-estima do avaliado

- Imparcialidade nas colocações

- Foco no período que está sendo avaliado

- Evitar o uso da subjetividade


Para saber mais sobre Avaliação de Desempenho

No próximo post, estaremos entrando em mais detalhes como: tipos de avaliação, propensões do avaliador e outros assuntos.


Referências: ARMSTRONG, Michael, "Performance Management: Key Strategies and Practical Guidelines", Editora Kogan Page, 2000, London.

CHIAVENATO Idalberto, "Gestão de Pessoas 3 edição", Editora Campus/Elsevier, 2008, Rio de Janeiro.

B. R. Pontes, "Avalição de Desempenho", Editora LTr, 1996, São Paulo.



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